Brasil

Ex-ministro muda versão e diz à Polícia Federal que não sabia que joias eram para Michelle

detalhe-joias-599x400 Ex-ministro muda versão e diz à Polícia Federal que não sabia que joias eram para Michelle

Detalhe de brincos e outras joias da marca Chopard apreendido pela Receita desde 2021 (Foto: Jornal Nacional)

O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (14) sobre o caso das joias milionárias dadas pelo governo da Arábia Saudita em outubro de 2021.

Bento afirmou ainda, também segundo sua defesa, que os pacotes seriam “presentes de Estado”, entregues por um oficial do governo saudita quando o grupo chefiado por ele se preparava para deixar o país.

Segundo o advogado, o ex-ministro relatou que os presentes não foram abertos até a chegada da comitiva ao Brasil, e que em nenhum momento foi informado a ele que as joias seriam para Jair Bolsonaro ou para Michelle.

Vídeo divulgado pelo g1 na quarta-feira (8), gravado pelo circuito interno do aeroporto de Guarulhos após o desembarque da comitiva, mostra o ex-ministro dizer: “Isso tudo vai entrar lá pra primeira-dama” – de acordo com a defesa de Albuquerque, ao ver que se tratava de joias, ele supôs que os itens seriam para a então primeira-dama.

O depoimento do ex-ministro, que durou pouco mais de uma hora, foi dado na casa de seu advogado, no Rio de Janeiro. Também depôs Marcos Soeiro, ex-assessor de Albuquerque, representado pelo mesmo defensor.

Joias milionárias

O governo Jair Bolsonaro tentou trazer ao Brasil em 2021, de forma irregular, joias avaliadas em R$ 16,5 milhões. Uma comitiva do Ministério de Minas e Energia, chefiada por Bento Albuquerque, trouxe ilegalmente ao país dois pacotes de joias, após uma viagem para o Oriente Médio. O caso foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmado pela TV Globo.

O grupo desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP), e as joias foram encontradas na mochila de Marcos André dos Santos Soeiro, então assessor do ex-ministro. Os itens foram apreendidos e até o momento estão em posse da Receita Federal.

G1
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar