Esportes

Lucas Silva volta ao Cruzeiro, porto seguro da carreira, com peso de líder e em busca de mais um recomeço

WhatsApp-Image-2023-06-29-at-08.26.41-587x400 Lucas Silva volta ao Cruzeiro, porto seguro da carreira, com peso de líder e em busca de mais um recomeço

Lucas Silva, volante do Cruzeiro, conquistou três edições do Mineiro com o Cruzeiro — Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro

Pela terceira vez, está reatado o relacionamento entre Cruzeiro e Lucas Silva. Um casamento de separações sem traumas e com muitos capítulos felizes. Após quatro anos, estão novamente juntos, com um passo importante dado pelo jogador, que quer retomar no clube (mais uma vez) seu bom momento. Mas em uma situação também de retomada do Cruzeiro.

Lucas Silva tem no Cruzeiro o seu porto seguro na carreira profissional. Não era infeliz no Rio Grande do Sul e nem no Grêmio, mas Belo Horizonte e a Toca da Raposa viraram a casa do garoto nascido na pequena Bom Jesus de Goiás. Chegou à capital mineira aos 13 anos, para período de testes na base. Ficou, tornou-se torcedor cruzeirense e conquistou dois Brasileiros e duas Copas do Brasil.

Pelo histórico que tem no Cruzeiro, Lucas Silva fez um pedido pessoal ao seu staff para que conversasse com a diretoria de Ronaldo Fenômeno. A saída do Grêmio era dada como certa, e o jogador rejeitou uma investida do Coritiba justamente pensando no retorno ao time celeste. Naquele momento, era apenas um desejo distante e que ainda não era mútuo.

E foi a partir dessa atitude que a negociação foi possível. Não era uma posição buscada pelo Cruzeiro, que tem o orçamento no limite para 2023. A análise, por integrantes da diretoria e da comissão técnica, foi de que seria uma oportunidade de mercado. Lucas se encaixou nos moldes atuais de salário e buscou a rescisão no Grêmio para retornar a Belo Horizonte.

Aos 30 anos, Lucas Silva acredita que tem condições de recuperar o futebol de alto nível das primeiras passagens pelo Cruzeiro. A segunda delas, iniciada em 2017, aconteceu também em um contexto de retomada, mas pior do que o atual.

Dois anos antes, Lucas havia sido negociado pelo Cruzeiro com o Real Madrid, após se destacar nas conquistas do Brasileirão de 2013 e 2014. Deu bons indícios no começo, mas perdeu espaço após nove jogos. Fora dos planos, foi emprestado ao Olympique Marseille, visando mais rodagem para, quem sabe, retomar a condição inicial na Espanha.

Até jogou na França, mas também em um contexto de perda de espaço no decorrer da temporada. Foram 34 partidas, sendo metade como titular. No meio de 2016, seria repassado por empréstimo ao Sporting, mas foi barrado nos exames médicos em função de um diagnóstico de arritmia. Recuperou-se e retornou aos treinos no Real Madrid em setembro daquele ano.

E foi nesse contexto que surgiu o Cruzeiro, no início de 2017. Chegou sob desconfiança, em meio ao cenário na Europa, foi ganhando espaço aos poucos, conquistou a Copa do Brasil de 2017 sem a titularidade absoluta, mas foi fundamental no título da competição em 2018. Também era titular quando deixou a Toca, em 2019, após o fim do empréstimo do Real Madrid. Em pouco mais de dois anos, conquistou quatro títulos e disputou 98 partidas.

Neste momento, assim como em 2017, quis retornar ao Cruzeiro para buscar espaço maior do que vinha tendo no Grêmio. Ainda que não estivesse como prioridade do clube no mercado, Lucas Silva é visto como uma peça importante para o Campeonato Brasileiro. Além do entendimento de que chega para agregar tecnicamente, também tem peso de liderança.

Lucas é um dos mais experientes do atual elenco, atrás somente de Rafael Cabral, Luciano Castán, Henrique Dourado e Gilberto. E, com 162 atuações, é disparadamente quem mais vezes vestiu a camisa estrelada no atual elenco. Quer retomar o bom futebol em um clube que também busca reafirmação. Nesse contexto, o volante chega à Toca, pela primeira vez, com alto status que vai para além da parte técnica.

Passagens de Lucas Silva pelo Cruzeiro

  • 2012 até 2014
    Jogos: 84
    Títulos: Brasileiros (2013 e 2014) e Mineiro (2014)
  • 2017 até 2019
    Jogos: 98
    Títulos: Copas do Brasil (2017 e 2018) e Mineiro (2018 e 2019)

Passagens por outros clubes

  • Real Madrid
    Temporada: 2014/2015
    Jogos: 9
  • Olympique de Marseille
    Temporada: 2015/2016
    Jogos: 34
  • Grêmio
    Temporadas: de 2020 até 2023
    Títulos: Campeonatos Gáuchos (2020, 2021, 2022 e 2023) e Recopas Gaúchas (2021 e 2023)

 

Globo Esporte

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar