Mundo

Rússia afirma ter matado 250 soldados ucranianos e frustrado ofensiva de Kiev

WhatsApp-Image-2023-06-05-at-06.52.55-600x400 Rússia afirma ter matado 250 soldados ucranianos e frustrado ofensiva de Kiev

Um soldado ucraniano caminha em uma posição perto da cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, em 30 de maio de 2023 — Foto: REUTERS/Yevhenii Zavhorodnii

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que 250 soldados ucranianos foram mortos durante uma batalha que frustrou uma ofensiva de Kiev na região sul da Ucrânia, no domingo (4). Tanques e veículos de combate ucranianos também foram destruídos.

Kiev não havia se manifestado sobre as supostas mortes até a última atualização desta notícia.

A Ucrânia vem prometendo uma contraofensiva para recuperar territórios que foram ocupados pelos russos. No entanto, segundo a agência Reuters, não está claro se a batalha deste domingo faz parte da operação planejada por Kiev.

 

Segundo a Rússia, o conflito aconteceu em cinco pontos em uma frente de batalha na região de Donetsk. O Ministério da Defesa russo afirmou que a Ucrânia promoveu um ataque com seis batalhões mecanizados e dois tanques.

 

“O objetivo do inimigo era romper nossas defesas no setor mais vulnerável, em sua opinião, da frente”, afirmou o ministério russo em comunicado publicado em uma rede social.

 

“O inimigo não cumpriu suas tarefas, não teve sucesso.”

Por outro lado, o comandante das forças terrestres da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, disse que os militares ucranianos “continuam avançando” e destruíram uma posição russa perto de Bakhmut.

 

Contraofensiva

 

Em uma entrevista publicada pelo “The Wall Street Journal”, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país estava pronto para lançar uma contraofensiva para recuperar territórios.

 

“Não sei quanto tempo vai demorar”, disse ele ao jornal. “Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras, completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos.”

 

Atualmente, a Rússia domina faixas do território da Ucrânia nas regiões leste, sul e sudeste do país. O objetivo da contraofensiva é mudar os rumos da guerra, que já dura 15 meses.

 

Em maio, Zelensky disse que aguardava a chegada de veículos blindados para começar a operação com foco na recuperação de territórios.

 

Além disso, o presidente ucraniano viajou por vários países europeus e participou da cúpula do G7, no Japão, buscando por mais ajuda militar.

Recentemente, Kiev tem feito ataques a depósitos de munição e rotas logísticas russas.

 

Bombardeios também foram registrados em territórios da Rússia, como Moscou, na última semana. Entretanto, a Ucrânia nega estar fazendo ataques em território estrangeiro.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar