Paraíba

Leitos de UTI do Hospital Regional de Monteiro recebem habilitação do Ministério da Saúde

Hospital-Santa-Filomena-Monteiro-scaled Leitos de UTI do Hospital Regional de Monteiro recebem habilitação do Ministério da SaúdeO Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro, recebeu habilitação de seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto Tipo II. A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde, que fará um repasse anual total de R$ 1.182.600,00. Os leitos estavam em funcionamento desde junho de 2020, a princípio como referência para covid-19 e desde então estavam sendo custeados com Tesouro do Estado. A habilitação da UTI consolida o projeto de interiorização da saúde pelo Governo da Paraíba na região.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica que, para aprovar as habilitações, o Ministério da Saúde leva em conta a documentação apresentada pelo Governo da Paraíba, correspondente à avaliação pela Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar do Departamento de Atenção Hospitalar Domiciliar e de Urgência, que foi aprovada pela gestão federal.
“Este é o reconhecimento de um serviço que foi implantado durante a pandemia e que foi efetivado no Hospital Santa Filomena, ampliando a oferta de média e alta complexidade para a população de Monteiro e mais 16 municípios vizinhos, funcionando há anos com subsídios do tesouro estadual. A proposta de interiorizar a saúde na Paraíba está sendo cada dia mais consolidada e, com a verba anual para a manutenção desses leitos, podemos investir em outros eixos da saúde, como as cirurgias ortopédicas que serão realizadas, em breve, no Hospital Regional de Monteiro por meio do programa Opera Paraíba”, pontua.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Adriana Rodrigues, os leitos reforçam a assistência para a população da região. “Incorporamos os leitos ao serviço da unidade quando as internações por covid-19 foram se extinguindo. Hoje, são aproximadamente 140 pacientes beneficiados mensalmente e a média de ocupação desses leitos gira em torno de 75%. É um serviço importante e que tem feito a diferença para os usuários do SUS”, afirmou.

O Hospital Regional Santa Filomena funciona 24h para urgências em clínica geral e dispõe de atendimentos eletivos em clínica médica, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia e cirurgia geral. A unidade realiza, além de cirurgias gerais, procedimentos de postectomia (tratamento de fimose), histerectomia (retirada do útero), laqueadura (ligação das trompas), perineorrafia (reconstituição do períneo), sling (tratamento para a incontinência urinária), vasectomia (cirurgia que impede o homem de ter filhos), hemorroidectomia (cirurgia das hemorroidas), algumas cirurgias ortopédicas e cirurgias de otorrinolaringologia. Para diagnóstico, o serviço dispõe de exames de imagem como ultrassonografia, raio-x digital e tomografia sem contraste. São cerca de 4.300 atendimentos mensais para a população de 17 municípios paraibanos.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar