Mundo

Coreia do Norte testa novo míssil com capacidade para atingir os EUA

WhatsApp-Image-2023-12-19-at-08.45.46-603x400 Coreia do Norte testa novo míssil com capacidade para atingir os EUA

Coreia do Norte testa novo míssil com capacidade para atingir os EUA — Foto: Korean Central News Agency. KCNA via REUTERS

A Coreia do Norte disse na terça-feira (19), segunda-feira no horário de Brasília, que lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 no dia anterior como parte de um exercício militar. O objetivo do procedimento era confirmar a prontidão para a guerra de sua força de dissuasão nuclear diante da crescente hostilidade por parte dos Estados Unidos, informou a agência de notícias estatal KCNA.

O líder do país, Kim Jong Un, assistiu ao lançamento do ICBM. Segundo a KCNA, o projétil atingiu a altitude de 6.518 km, voando 1.002 km e atingindo com precisão o alvo pretendido.

 

A Coreia do Sul e o Japão disseram na segunda-feira que o Norte disparou um ICBM com alcance para atingir qualquer lugar nos Estados Unidos. Os sul-coreanos disseram que o míssil era um ICBM Hwasong-18 de combustível sólido e o projétil seguiu uma trajetória acentuada, caindo no mar a oeste de Hokkaido, a principal ilha japonesa.

 

Kim disse que o lançamento envia “um sinal claro às forças hostis, que alimentaram a sua imprudente histeria de confronto militar” contra o Norte ao longo do ano.

 

A agência disse que o exercício “demonstrou a vontade da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] de uma resposta mais dura e a sua força esmagadora”.

 

O lançamento ocorreu após os norte-coreanos condenarem uma demonstração de força militar dos EUA, incluindo a chegada de um porta-aviões e um submarino com propulsão nuclear à Coreia do Sul.

 

Horas depois, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul disseram que ativaram totalmente um sistema para detectar e avaliar os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte em tempo real e conduzir mais exercícios militares trilaterais.

 

 

G1 
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar