Paraíba

Prefeita Anna Lorena emite mensagem em comemoração ao centenário de Zabé da Loca

IMG-20240112-WA0009-320x400 Prefeita Anna Lorena emite mensagem em comemoração ao centenário de Zabé da Loca

A prefeita do município de Monteiro, no Cariri paraibano, Anna Lorena, emitiu na manhã desta sexta-feira,12, uma mensagem em homenagem ao centenário do nascimento de Isabel Marques da Silva, Zabé da Loca.

 

 

Em sua mensagem a gestora destaca momentos emocionantes vividos ao lado da inesquecível pifeira do Cariri. 

 

Confira na íntegra: 

 

Dia 12 de janeiro tem uma cor especial no Cariri. É o dia de celebrar o nascimento da mulher símbolo de força e resistência, de humildade e doçura; Zabé da Loca. 

 

Vencendo todas as dificuldades, mudou-se em busca de uma vida melhor, assim como inúmeros de nós nordestinos. Mas Isabel Marques da Silva não buscou as grandes cidades ou o litoral, ela se aprofundou no coração da Paraíba vinda de Buíque no estado vizinho. Escolheu uma loca para aninhar-se com seus filhos. 

 

Seu ofício da vida diária de uma incomum dona de casa era dividido com as melodias vindas do seu “pife”, que também ensinou aos seus. Como tocar em uma nuvem, coisa distante para nós, Zabé alçou voos a partir de 2003 quando gravou seu primeiro CD e a partir de então, ganhou o mundo para encantar as almas com a mais pura linguagem universal, a música. 

 

Desde então o mundo passou a vê-la, ver também o lugar que nunca abandonou, seu refúgio, sua loca, onde ainda hoje estão seu velho baú, o armado da sua cama e um velho fogareiro. 

 

A partir de então ganhou ainda mais admiração, e mesmo após a sua partida você ainda influencia na memória de antigos e novos artistas, novos admiradores de tantas nacionalidades. 

 

Nós que tivemos o prazer de conviver com Zabé, sentimos um pesar ainda mais profundo porque lembramos de quando íamos a sua casa e ela nos oferecia da sua cadeirinha de balanço a uma boa pamonha feita de milho moído na pedra. Tão amável com seus lindos olhos da cor do céu, que transmitiam tanto calor e aconchego. 

 

Hoje Zabé, músicas e clipes te homenageiam no talento de artistas como Juliette, hoje tia casa e teu terreiro são patrimônio cultural, continuamos com teu Festival, homenageando assim como fizemos com você, os artistas em vida. E assim caminhamos sempre com você na memória.

 

 

É Zabé, poderíamos hoje comemorar aqui o seu centenário, mas Deus te quis aí, pertinho dele. E nós aqui ficamos a comemorar o teu legado e força. Parabéns pra nós que pudemos beber na tua fonte. Nosso obrigada!

 

 

Anna Lorena Leite Nóbrega Lago
Prefeita de Monteiro 

 

O PIPOCO

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar