Paraíba

Juíza suspende pesquisa eleitoral de empresa alvo da ações por irregularidades

pesquisas-eleitorais-1200x637-1 Juíza suspende pesquisa eleitoral de empresa alvo da ações por irregularidadesA juíza Andréa Costa Dantas Botto Targino, da 4ª Zona Eleitoral em Sapé, determinou a suspensão da pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito no município. A coligação ‘A Força da Mudança’, do candidato a prefeito Major Sidnei (Podemos) entrou com representação apontando que houve registro de dados divergentes em relação ao perfil econômico dos eleitores de Sapé e que não foi informada a ponderação do percentual de eleitores a serem pesquisados. Além disso, a coligação relata o “histórico de irregularidades por parte da empresa responsável pela pesquisa e seu representante legal, eis que a mesma é alvo de ação penal e de diversas representações por irregularidade de pesquisa, o que a torna inidônea para fazer pesquisas nesta Zona.”

Conforme apurado, a pesquisa do IMAPE (Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas) foi registrada junto ao TSE sob o número PB-09571/2020, no dia 5 de novembro, realizada entre o domingo (8) e esta terça-feira (10) e com previsão de divulgação para esta quarta-feira (11), no Blog do Ninja, contratante da consulta eleitoral.

A coligação do Major Sidnei também acusa que o responsável pelo blog que contratou a pesquisa já foi assessor de Aguinaldo Ribeiro, que é do mesmo partido do também candidato a prefeito, Luizinho, concorrente do Major Sidnei nas Eleições 2020 em Sapé. A representante diz que o Blog do Ninja faz propaganda positiva para Luizinho e negativa para Major Sidnei e que, estranhamente, o blog apagou há quatro dias várias matérias sobre Luizinho para “emanar uma falsa imparcialidade.”

“O responsável pelo blog que contratou a referida empresa tem histórico de empregos juntos à figura mais proeminente do partido Progressista na Paraíba atualmente, o deputado Aguinaldo Ribeiro, o qual já teve o referido jornalista dentre seus assessores, cargo da mais alta confiança. O Partido Progressista pertence à Coligação SAPÉ PARA FRENTE no Município de Sapé, que tem como candidato a Prefeito o Senhor Luiz Limeira (LUIZINHO) “. (5) o blog mencionado faz propaganda positiva do candidato a prefeito, o Senhor Luiz Ribeiro (Luizinho), conforme os documentos e inclusive vídeos anexados aos autos, todavia, as notícias, estranhamente, não estão mais disponíveis para consulta no blog, visto que nos últimos 04 dias tais notícias foram TODAS retiradas, com o fito de emanar uma falsa imparcialidade”, declarou a coligação na representação enviada à Justiça Eleitoral.

Após apresentar as razões para a decisão, a juíza sentenciou pela suspensão da pesquisa. “ANTE O EXPOSTO, DEFIRO o pedido de tutela de urgência para SUSPENDER a divulgação da pesquisa cadastrada sob o nº PB-09571/2020 no PesqEle, com fundamento no §1º do art. 16 da Resolução 23.600/2019 – TSE e na Lei 9.504/97, sob pena de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais), em desfavor dos representados para o caso de desobediência à presente determinação, podendo ser majorada posteriormente, se necessário, sem prejuízo, ainda, da responsabilização criminal.”

EM MONTEIRO

Esta mesma empresa/blog também já divulgou pesquisa no município de Monteiro no último mês de outubro, apontando uma margem absurda de vantagem da candidata da oposição, Micheilla Henrique, sobre a atual prefeita e candidata Anna Lorena, mesmo após uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datavox apontar que Lorena estava em vantagem.

Segundo informações uma outra pesquisa será divulgada nos próximos dias em Monteiro.

vitrinedocariri

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar