Diversas

Infestação de insetos faz Vigilância Sanitária de cidade da PB emitir nota

Insetp Infestação de insetos faz Vigilância Sanitária de cidade da PB emitir nota

A Secretaria de Saúde DE Cajazeiras, através da Coordenação de Vigilância Ambiental, emitiu hoje Nota tranquilizando a população sobre a infestação do inseto, que tem características do Triatomíneo (barbeiro).

Conforme a Nota, os insetos não são barbeiros, mas percevejos da família dos Coreidae, que não são hematófagos e se alimentam de seiva de vegetais e plantas. “Portanto, tranquilizamos a população de nossa cidade que tal inseto não é o triatomíneo (barbeiro) e que não traz risco à nossa sociedade”, afirma a Nota, assinada por Ênio Alexandre Rocha, coordenador de Vigilância Ambiental.

Para melhor entender a diferença entre os dois insetos e o que cada um pode causar, basta saber que os triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiro, bicudo, chupança, furão, dentre outros, são os vetores da doença de Chagas. São pertencentes à Ordem Hemiptera por apresentarem o primeiro par de asas com uma parte membranosa e outra parte dura, coriácea. Todos os hemípteros também possuem um aparelho bucal do tipo “picador-sugador”, que pode ser utilizado para sugar seiva de plantas (hemípteros fitófagos), para sugar outros insetos (hemípteros predadores ou entomófagos) ou para sugar sangue (hemípteros hematófagos, os triatomíneos). A diferenciação entre esses 3 tipos de hemípteros se faz justamente pelo formato e comprimento do aparelho bucal

Já o percevejo costuma atacar milho, vários outros cultivos, como sorgo, feijão, soja, tomate e citros. O seu dano se verifica através da sucção do grão, o que ocasiona uma redução na produtividade da planta inseto.

Nota_Vigilância Infestação de insetos faz Vigilância Sanitária de cidade da PB emitir nota

Exatasnews

 

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar