Brasil

Sobe para 33 número de cidades afetadas pela chuva; 9,7 mil pessoas tiveram que sair de casa

5819e78751d5bf7812f83ae15ddffa7e-533x400 Sobe para 33 número de cidades afetadas pela chuva; 9,7 mil pessoas tiveram que sair de casa

Nesta terça (5), 22 municípios tinham decretado situação de emergência por causa do temporal. Há duas pessoas desaparecidas. Chuvas afetam 33 cidades em Pernambuco, diz Defesa Civil
Subiu para 33, nesta terça-feira (5), o número de cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingem diversas regiões de Pernambuco, desde a sexta-feira (1º). De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Leonardo Rodrigues, 9.731 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa do temporal

Segundo Rodrigues, do total de cidades afetadas pelas chuvas, 22 enviaram ao governo decretos pedindo o reconhecimento de situação de emergência nas localidades. A lista de municípios, no entanto, não foi divulgada até a última atualização desta reportagem.
“O número atual de pessoas desabrigadas é de 1.413, e de pessoas desalojadas, 8.318. Esse número é dinâmico, pode ser atualizado durante o dia, e também pode ser diminuído, a depender da evolução desse desastre”, afirmou o secretário.
Dois homens levados pela correnteza continuavam desaparecidos, sendo um em Catende e outro em Jaqueira.

De acordo com o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), entre a segunda-feira (4) e esta terça-feira (5), o local em que mais choveu foi Cortês, na Zona da Mata Sul, com mais de 60 milímetros. Em seguida vem Bonito, no Agreste, com 56 milímetros.
O secretário afirmou que a previsão é de que a intensidade das chuvas diminua consideravelmente

“A tendência é de que as chuvas diminuam e que as pessoas que estão fora de suas residências retornem para fazer a limpeza e, aí, com as condições de segurança permitindo, eles voltem a suas residências”, afirmou.
Município de Quipapá após chuvas

Leonardo Rodrigues também afirmou que julho é, historicamente, o mês que mais chove durante o ano. E a Zona da Mata Sul, geralmente, é a região onde mais chove no estado. Em 2010, uma forte enchente na bacia do Rio Una deixou 20 mortos e pelo menos 82 mil pessoas fora de casa.
Na época, durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), foi prometida a construção de cinco barragens de contenção. Doze anos depois, somente uma foi entregue: a de Serro Azul, em Palmares, que leva o nome justamente do ex-governador, morto num acidente aéreo em 2014.
“Mesmo a Apac informando que a chuva vai ser fraca, qualquer precipitação pode trazer esse cenário que a gente está vendo, porque existem hoje 25 reservatórios acima de sua capacidade. A água não vai ser contida em alguns reservatórios, vai passar pelo rio, procurar seu destino final e, por onde ela passa, pode deixar um rastro de destruição”, afirmou o secretário Leonardo Rodrigues.

“O sistema que estava atuando para provocar as chuvas, que pegou a Mata Sul no final de semana, ele enfraqueceu. Teve seu ciclo encerrado. Agora, vai dar uma parada nas chuvas, vai ficar algumas chuvas isoladas, pancadas, céu parcialmente nublado”, explicou o meteorologista Patrice Oliveira.
Atualmente, a situação nessas três regiões do estado é de observação, explicou Oliveira. “Tivemos chuvas sequenciais que já ocorreram nessa região. Apesar de chover pouco, o solo já está muito saturado, os rios já estão em nível de atenção. Por isso, as pessoas devem ter cuidado”, disse.

 NoMomento.News.

 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar