Mundo

Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido

rishi-sunak-e-aplaudido-por-membros-do-partido-conservador-apos-ser-escolhido-como-novo-lider-1666622660461_v2_900x506.jpg Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino UnidoO ex-ministro das Finanças Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após sua única adversária, Penny Mordaunt, anunciar que desistiu da disputa. Ele vai se tornar a terceira pessoa a assumir o cargo em menos de dois meses, e terá como principal tarefa a recuperação da estabilidade econômica e política do país.

“Essa decisão é histórica e mostra o talento e diversidade do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio”, escreveu Penny Mordaunt nas redes sociais, após não conseguir o número de apoios necessários dentro do Partido Conservador para garantir a indicação.

O parlamentar de 42 anos herdará o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados. Rishi Sunak nasceu no Reino Unido, mas é filho de imigrantes indianos, e será a primeira pessoa não-branca a assumir a chefia do governo britânico.

De acordo com o jornal The Guardian, o rei Charles 3° está a caminho de Londres, e pode aceitar a renúncia de Truss e nomear Sunak ainda hoje.

Multimilionário e ex-executivo do setor bancário, o novo premiê deve anunciar cortes de gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, que escorrega para uma recessão, puxada pela disparada dos preços da energia e dos alimentos.

Liz Truss declara apoio

Truss, que renunciou ao cargo de primeira-ministra na última quinta (20), parabenizou Sunak pelas redes sociais.

“Parabéns por ser nomeado como líder do Partido Conservador e nosso próximo primeiro-ministro. Você tem meu apoio completo”, escreveu ela nas redes sociais.

Ela assumiu a posição após a renúncia de Boris Johnson, em julho deste ano, e permaneceu por menos de 45 dias.

Desafios pela frente

Sunak é membro do Parlamento desde 2015 e era o favorito para assumir o cargo. Na eleição do partido que escolheu Liz Truss como premiê, ele foi o segundo colocado.

Ele terá como desafio buscar unidade entre os conservadores, o que não se vê desde o Brexit, e enfrentar a disparada do custo de vida, com a maior alta da inflação dos últimos 42 anos.

Inicialmente, a previsão era a de que o resultado da disputa seria anunciado na próxima sexta-feira (28), mas o partido tem pressa para mostrar uma frente unida ao país.

O futuro da legenda vai depender do desempenho do novo premiê, já que eleições gerais estão previstas, em princípio, para 2024.

A oposição trabalhista defendeu a convocação de novas eleições desde a renúncia de Liz Truss, argumentando que os adversários estão em caos absoluto e que sairiam vencedores se o pleito acontecesse hoje.

*Com Reuters e AFP

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar