Esportes

Em grande jogo, Suíça vence a Sérvia por 3 a 2 e se classifica para as oitavas

suica-02122022175155439-599x400 Em grande jogo, Suíça vence a Sérvia por 3 a 2 e se classifica para as oitavas

O torcedor que preferiu assistir a esta partida ao invés do jogo do Brasil não se arrependeu. Que grande partida de futebol tivemos entre Sérvia e Suíça!

Com gols de Shaqiri, Embolo e Freuler, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2, em jogo marcado pela última rodada do grupo G, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Os 45 minutos iniciais desta partida podem ser resumidos em uma palavra: caótico.

Os muitos erros defensivos das duas equipes foram determinantes para termos vistos quatro gols no 1º tempo.

A Sérvia teve a primeira grande chance do jogo logo aos 10 minutos de jogo, quando o meia direita Živković arriscou de longe e carimbou a trave.

Aos 20 minutos de jogo, a Suíça abriu o marcador do jogo. Djibril Sow, com calma, pegou o rebote sérvio, e tocou para Shaqiri, que com a ajuda de um desvio, colocou a bola no fundo da rede.

A reação sérvia veio seis minutos depois. Em disputa de bola ganha no meio campo de jogo, os sérvios partiram em contra-ataque rápido, e Tadic, com toda sua qualidade, encontrou Mitrovic na área, que se antecipou à marcação e cabeceou sem chances de defesa para Kobel.

E a virada veio aos 34 minutos de jogo, em mais uma saída de bola errada dos suíços. A seleção sérvia, que sabe explorar muito bem as deficiências adversárias, conseguiu a vantagem com o grandalhão Vlahovic, centroavante da Juventus, que aproveitou uma bola mal desviada para chutar no contrapé do goleiro.

A Suíça, que prefere trabalhar mais a bola, com passes curtos, evitando lançamento e ligações diretas, conseguiu o empate em bonita jogada coletiva, de pé em pé.

A estrela Shaqiri carregou a bola, tocou para Sow, quase que na entrada da área, que viu o lateral Widmer abrir sozinho na linha de fundo, que em passe de primeira, encontrou Embolo, artilheiro do país na competição, agora com dois gols, para empatar o jogo.

A segunda etapa começou na mesma temperatura dos 45 minutos inicais. E para melhorar, logo aos três minutos, uma pintura de gol deu a dianteira para os suíços.

Em pressão na área, Shaqiri fez um lançamento curto, mas na medida para Rubén Vargas, que com muita inteligência, dá um toque de primeira com o calcanhar para Freuler, que sozinho no meio da pequena área, teve apenas o trabalho de finalizar. 3 a 2.

Clima tenso entre os rivais

A política não ficou de fora da disputa entre sérvios e suíços no jogo decisivo.

Shaqiri, nascido em Kosovo, e com ascendência albanesa, foi vaiado durante todo o tempo em que esteve em campo pelos sérvios presentes no Estádio 974.

Na comemoração do gol, no entanto, ele não fez a icônica águia negra de duas cabeças albanesa, que causou tanta confusão na Copa passada, mas mandou um sinal de silêncio para a torcida rival.

Vlahovic, ao empatar o jogo para a Sérvia, repetiu o gesto de “cala a boca”, mas agora, para os suíços.

Curiosamente, a transmissão da Fifa no momento das comemorações, não focava no autor do gol por muitos segundos, talvez, por receio de que celebrações com viés político fossem exibidos.

Ficha técnica
Sérvia x Suíça

Local: Estádio 974, Doha, Catar

Data e horário: 16h (Brasília)

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)

VAR: Mauro Vigliano (ARG)

GOLS: Xherdan Shaqiri (SUI), Breel Embolo (SUI), Remo Freuler (SUI); Aleksandar Mitrovic (SRB)  e Dusan Vlahovic (SRB)

Sérvia: Vanja Milinković-Savić; Nikola Milenković, Milos Veljković (Nemanja Gudelj) , Strahinja Pavlović; Andrija Zivković, Sergej Milinković-Savić, Sasa Lukić, Filip Kostić; Dusan Tadić, Aleksander Mitrović, Dusan Vlahović (Luka Jovic).

Técnico: Dragan Stojkovic

Suíça: Gregor Kobel; Ricardo Rodríguez, Fabian Schär, Manuel Akanji, Silvan Widmer; Granit Xhaka, Remo Freuler, Ruben Vargas, Djibril Sow (Edimilson Fernandes), Xherdan Shaqiri (Denis Zakaria); Breel Embolo.

Técnico: Murat Yakin

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar