Mundo

China suspende contas em redes sociais de críticos às políticas contra Covid-19

doctor-analyzing-blood-samples-with-microscope-599x400 China suspende contas em redes sociais de críticos às políticas contra Covid-19

China adotou medidas de tolerância zero contra Covid-19. (Foto: Freepik)

A China suspendeu ou fechou as contas de mídia social de mais de mil críticos das políticas do governo em relação ao surto de Covid-19, enquanto o país se move para reverter as severas restrições adotadas pela política de tolerância zero contra a doença.

A popular plataforma de mídia social Sina Weibo disse que abordou 12.854 violações, incluindo ataques a especialistas, acadêmicos e trabalhadores médicos, e emitiu proibições temporárias ou permanentes em 1.120 contas.

O governo confiou amplamente na comunidade médica para justificar seus rígidos bloqueios, medidas de quarentena e testes em massa, quase todos abandonados abruptamente no mês passado, levando a um aumento de novos casos que levaram os recursos médicos ao limite. O partido não permite críticas diretas e impõe limites estritos à liberdade de expressão.

A empresa “continuará a aumentar a investigação e a limpeza de todos os tipos de conteúdo ilegal e a criar um ambiente comunitário harmonioso e amigável para a maioria dos usuários”, disse Sina Weibo em comunicado datado de quinta-feira.

As críticas

As críticas se concentraram amplamente na aplicação pesada de regulamentos, incluindo restrições de viagens abertas que deixaram as pessoas confinadas em suas casas por semanas, às vezes trancadas dentro de casa sem alimentação adequada ou cuidados médicos.

O descontentamento também foi expresso sobre a exigência de que qualquer pessoa que tenha testado positivo ou tenha estado em contato com alguém que testou positivo seja confinada para observação em um hospital de campanha, onde superlotação, má alimentação e higiene eram comumente citados.

Os custos sociais e econômicos das medidas restritivas eventualmente levaram a protestos de rua em Pequim e outras cidades, possivelmente influenciando a decisão do partido de afrouxar rapidamente as medidas mais rígidas.

Como parte das mudanças mais recentes, a China também não apresentará mais acusações criminais contra pessoas acusadas de violar os regulamentos de quarentena na fronteira, de acordo com um aviso emitido por cinco departamentos do governo no sábado.

Os indivíduos atualmente sob custódia serão libertados e os bens apreendidos devolvidos, disse o aviso.

Os ajustes “foram feitos após considerar de forma abrangente os danos dos comportamentos à sociedade e visam se adaptar às novas situações de prevenção e controle da epidemia”, disse o site oficial do jornal China Daily em uma reportagem sobre o aviso.

Situação atual da pandemia na China

A China agora enfrenta um aumento de casos e hospitalizações nas principais cidades e se prepara para uma expansão adicional em áreas menos desenvolvidas com o início da corrida de viagens do Ano Novo Lunar, que deve começar nos próximos dias.

Embora os voos internacionais ainda sejam reduzidos, as autoridades dizem esperar que as viagens domésticas de trem e ar dobrem em relação ao mesmo período do ano passado, aproximando os números gerais dos feriados de 2019, antes do início da pandemia.

O Ministério dos Transportes pediu na sexta-feira aos viajantes que reduzam viagens e reuniões, principalmente se envolverem idosos, mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com doenças subjacentes.

As pessoas que usam transporte público também são instadas a usar máscaras e prestar atenção especial à saúde e higiene pessoal, disse o vice-ministro Xu Chengguang a repórteres em um briefing.

No entanto, a China está avançando com um plano para encerrar as quarentenas obrigatórias para pessoas que chegam do exterior a partir de domingo.

Pequim também planeja retirar a exigência de que os alunos das escolas da cidade tenham um teste Covid-19 negativo para entrar no campus quando as aulas recomeçarem em 13 de fevereiro, após o feriado. Embora as escolas possam migrar para as aulas online em caso de novos surtos, elas devem retornar às aulas presenciais o mais rápido possível, disse o departamento de educação da cidade em um comunicado na sexta-feira.

Reações de outros países ao fim das medidas restritivas

No entanto, o fim dos testes em massa, uma quantidade altamente limitada de dados básicos, como o número de mortes, infecções e casos graves, e o potencial surgimento de novas variantes levaram os governos de outros lugares a instituir requisitos de teste de vírus para viajantes da China.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também expressou preocupação com a falta de dados da China, enquanto os Estados Unidos exigem um resultado de teste negativo para viajantes da China dentro de 48 horas antes da partida.

As autoridades de saúde chinesas publicam uma contagem diária de novos casos, casos graves e mortes, mas esses números incluem apenas casos confirmados oficialmente e usam uma definição muito restrita de mortes relacionadas ao Covid.

As autoridades dizem que, desde que o governo encerrou os testes obrigatórios e permitiu que pessoas com sintomas leves se testassem e convalescessem em casa, não pode mais fornecer uma imagem completa do estado do último surto.

No sábado, a Comissão Nacional de Saúde registrou 10.681 novos casos domésticos, elevando o número total de casos confirmados no país para 482.057. Três novas mortes também foram registradas nas últimas 24 horas, elevando o total para 5.267.

Os números são uma fração dos anunciados pelos Estados Unidos, que estimam o número de mortos em mais de 1 milhão entre cerca de 101 milhões de casos.

Mas também são muito menores do que as estimativas divulgadas por alguns governos locais. Zhejiang, uma província na costa leste, disse na terça-feira que estava vendo cerca de 1 milhão de novos casos por dia.

A China disse que os requisitos de teste impostos por governos estrangeiros – mais recentemente Alemanha e Suécia – não são baseados na ciência e ameaçou contramedidas não especificadas. Seus porta-vozes disseram que a situação está sob controle e rejeitam as acusações de falta de preparação para a reabertura.

Apesar de tais afirmações, a Comissão de Saúde lançou no sábado regulamentos para monitoramento reforçado de mutações virais, incluindo testes de águas residuais urbanas. As longas regras exigiam maior coleta de dados de hospitais e departamentos de saúde do governo local e verificações intensificadas de “pneumonia de causas desconhecidas”.

Se uma variante surge em um surto, ela é encontrada por meio do sequenciamento genético do vírus.

Desde o início da pandemia, a China compartilhou 4.144 sequências com a GISAID, uma plataforma global para dados de coronavírus. Isso representa apenas 0,04% do número de casos relatados – uma taxa mais de 100 vezes menor que a dos Estados Unidos e quase quatro vezes menor que a vizinha Mongólia.

Enquanto isso, Hong Kong também planeja reabrir algumas de suas passagens de fronteira com a China continental no domingo e permitir que dezenas de milhares de pessoas atravessem todos os dias sem ficarem em quarentena.

A cidade semiautônoma do sul da China foi duramente atingida pelo vírus e seus postos de fronteira terrestres e marítimas com o continente estão praticamente fechados há quase três anos. Apesar do risco, espera-se que a reabertura forneça um impulso muito necessário aos setores de turismo e varejo de Hong Kong.

Associated Press

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar