Mundo

Barragem destruída na Ucrânia fica em área estratégica para a guerra contra a Rússia

unnamed-file-700x394 Barragem destruída na Ucrânia fica em área estratégica para a guerra contra a Rússia

Represa explode na Ucrânia e milhares são retirados de casa

Milhares de pessoas começaram a deixar suas casas na região de Kherson após a destruição da represa de Kakhovka, que funciona para o abastecimento de uma usina hidrelétrica construída na década de 1950 no rio Dnipro. A localização da represa é estratégica, já que fica bem próxima de áreas em disputa.

O rio Dnipro cruza a Ucrânia inteira, desde Kiev, passando pela região da usina de Zaporizhzhia e seguindo para bem perto da Crimeia, uma península ao sul da Ucrânia que foi invadida pela Rússia em 2014.

Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque. Desde o começo da guerra a segurança dessa represa é uma preocupação.

 

A empresa de energia hidrelétrica da Ucrânia, a Ukrhydroenergo, afirmou que os danos na represa foram causados por uma explosão na sala de máquinas, que está sob controle russo. A usina não pode ser restaurada, de acordo com a companhia.

 

O que dizem Rússia e Ucrânia

 

O Kremlin afirmou que a explosão da barragem foi um ato terrorista por parte do governo ucraniano e disse ter aberto uma investigação.

 

Já Kiev negou autoria e acusou as tropas russas. Há semanas, moradores locais vêm se queixando de alagamentos por conta da má gestão da usina hidrelétrica por parte do governo temporário imposto na região por Moscou.

 

Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar