DestaquesParaíba

Zabelê Atinge Marca Expressiva em Fluência Leitora no Cariri Paraibano

431950398_283376024648739_8110509025139909794_n Zabelê Atinge Marca Expressiva em Fluência Leitora no Cariri ParaibanoNo vigoroso cenário educacional do Cariri Paraibano, a pequena e dinâmica cidade de Zabelê desponta com uma conquista notável: alcançou o terceiro maior índice de fluência leitora da região. Isso foi possível graças ao comprometimento com políticas sérias de alfabetização, fruto da adesão ao Pacto Educacional, que combina esforços do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do programa Alfabetiza Mais Paraíba.

A avaliação dos pequenos leitores de Zabelê vem de um monitoramento cuidadoso de seu progresso por meio de avaliações externas. Foi nelas que o município brilhou, demonstrando a eficácia de suas iniciativas educacionais. Na Avaliação Diagnóstica do primeiro semestre, já haviam superado a média da 5ª Gerencia de Educação e do próprio Estado da Paraíba com um impressionante resultado de 4,8, contra 4,4 e 3,7, respectivamente.

Não parou por aí. A Avaliação Somativa do segundo semestre reforçou o sucesso, com o índice de fluência leitora do município atingindo 6,6, um salto comparado ao índice do Estado, que foi de 4,8, e até da 5ª GRE de Monteiro, que alcançou 5,7.

Essa trajetória de excelência é fruto de um trabalho conjunto que reúne professores, pais, gestores escolares e figuras-chave da administração municipal, incluindo a Secretária de Educação, Marleide Oliveira Araújo, e o Prefeito, Sebastião Dalyson de Lima Neves. Juntos, eles têm um propósito: fomentar uma educação pública de alta qualidade.

Esses números estão longe de ser apenas estatísticas; eles representam histórias de crianças que estão desenvolvendo habilidades essenciais para seu futuro. E nisso, Zabelê não somente se destaca como referência, mas também inspira uma visão otimista para o futuro educacional da Paraíba e do Brasil.

O sucesso de Zabelê no campo da educação mostra como ação coordenada, investimento focalizado e a crença nas potencialidades dos estudantes podem render frutos extraordinários, evidenciando que quando se trata de educação, o esforço compartilhado constrói realidades promissoras para as próximas gerações.

Este feito ilustra, portanto, mais do que um êxito municipal; reflete o potencial imenso que reside na educação compromissada e na capacidade de elevar padrões de leitura, abrindo portas para um futuro de oportunidades para cada criança e jovem na esfera da aprendizagem e além.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar