Cerca de 90% de todo o lixo reciclado no Brasil são coletados pelos catadores, é o que aponta dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na Paraíba, em 60% dos locais em que são destinados os resíduos sólidos, há presença de catadores, que veem no lixo uma oportunidade financeira e auxiliam de maneira eficaz na preservação do meio ambiente.
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vai apresentar, nesta segunda-feira (17), o projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’. O projeto, que será realizado pela Famup, tem como pilares: educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis. Conforme o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, no Brasil, há aproximadamente 800 mil profissionais do tipo em atividade.
Despertado Municípios’ foi selecionado para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual. Vinte e sete municípios serão beneficiados com a iniciativa, que terá o envolvimento da sociedade, por meio da participação de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino da Paraíba. Também haverá profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social dos 27 municípios que vão aderir ao Reciclo.
FAMUP