Paraíba

Transposição na Paraíba: Portal confirma abundância de água em Monteiro e desmente Fake News sobre abandono

transposicao_rio_desagau-prefeitura-de-monteiro-696x464 Transposição na Paraíba: Portal confirma abundância de água em Monteiro e desmente Fake News sobre abandonoO ClickPB confirmou in loco a abundância de água na cidade Monteiro e constatou que as notícias sobre abandono das obras da Transposição do Rio São Francisco não passam de boato.   No início do ano circularam nas redes sociais informações falsas de que obras inacabadas da transposição do Rio São Francisco deixaram agricultores sem água e marchantes sem matadouro nas cidades beneficiadas pela obra na Paraíba.

A informação que circulava era de que as obras estavam completamente paralisadas e que  os nordestinos seguiam dependendo de carros-pipa. No ano passado, o site UOL publicou uma série de matérias sobre o tema. Uma delas dizia que “quatorze anos após o início das obras terem início, no entanto, os programas de revitalização acumulam sucessivos fracassos”.

Em visita ao local, o enviado especial do ClickPB, Clilson Júnior, fez imagens aéreas do local, mostrando a vazão permanente da água.

A água que os Estados recebem, vindas do Projeto São Francisco, é definida através do POA (Plano Operativo Anual). Os Estados formalizam o pedido de água para a União que define a disponibilidade de água para cada Estado. Por isso, em algumas ocasiões, alguns eixos param de receber água, dando origens a especulações.

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram na Paraíba no dia 19 de novembro de 2019. Segundo apurou oClickPB, Monteiro, no Cariri paraibano, município localizado no Eixo Leste da transposição, foi a primeira cidade a  registrar a passagem das águas que chegaram pela comporta do Engenho Velho e seguiram para o Rio Paraíba.

  • Sergipe é o estado do Nordeste que receberá maior fatia do Novo PAC; Pernambuco fica em 4º e Paraíba com menor quantia

A transposição em  resolve uma boa parte dos problemas de abastecimento, mas os carro-pipa e cisternas são políticas complementares necessárias. O programa de carro-pipa permanece para comunidades que vivem longe de reservatórios.

CLICKPB

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar