Paraíba

Caso Ana Sophia: desaparecimento de menina em Bananeiras completa dois meses com investigações em sigilo

CASO-sophia Caso Ana Sophia: desaparecimento de menina em Bananeiras completa dois meses com investigações em sigiloO desaparecimento de Ana Sophia, de 8 anos, completou dois meses sem novas informações sobre o andamento das investigações ou sobre o paradeiro da criança. A Polícia Civil busca manter sigilo sobre o caso para preservar a eficácia das investigações e pouco diz sobre perícias, suspeitos ou novas pistas da localização da menina. Ana Sophia desapareceu no dia 4 de julho depois que saiu para brincar com uma vizinha no distrito de Roma, em Bananeiras.

De acordo com a delegada Maíra Roberta, diligências são realizadas continuamente com o objetivo de solucionar por completo o caso. Ela defende que cabe à autoridade policial que lidera uma investigação zelar pelo sigilo das investigações para preservar todos os envolvidos no caso, seja vítima, família, testemunhas ou pessoas investigadas.

“As diligências que são realizadas no decorrer das investigações não podem ser repassadas em detalhes, muito menos detalhes essenciais, como em qual casa foi realizada a diligência, qual motivo, quais objetos foram apreendidos, quais periciais foram realizadas, se já existem resultados da perícia, sob pena de se tornar uma investigação pública, infrutífera ou ineficaz”, afirmou a delegada.

A última novidade sobre o caso foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão na quinta-feira (31) em imóveis do distrito de Roma, mas os detalhes sobre o que foi apreendido, nome dos donos dos imóveis e o motivo das buscas não foram divulgados.

Na terça-feira, 4 de julho, por volta das 12h, Ana Sophia pediu à mãe para ir brincar na casa de uma colega, como de costume. A menina de 8 anos era acostumada a andar pelas ruas do pequeno distrito. Ela se despediu por três vezes e saiu usando um vestido azul florido.

Ana Sophia foi até a casa da colega, mas não permaneceu por muito tempo, pois a menina estava de saída com a família para Solânea.

Uma câmera de segurança registrou Ana Sophia se despedindo da colega e retornando, como se estivesse voltando para casa, no entanto, ela nunca chegou na sua residência. Aquele foi o último registro da criança. A suspeita é de que ela tenha desaparecido nesse trajeto.

casa-onde-ana-sophia-foi-vista-pela-ultima-vez Caso Ana Sophia: desaparecimento de menina em Bananeiras completa dois meses com investigações em sigilo

Casa onde Ana Sophia foi vista pela última vez — Foto: Silvia Torres/TV Cabo Branco

No mesmo dia, a família de Ana Sophia registrou na polícia o desaparecimento, e as buscas começaram no dia seguinte.

As investigações

 

jpb1-01-ana-sophia Caso Ana Sophia: desaparecimento de menina em Bananeiras completa dois meses com investigações em sigilo

Buscas a Ana Sophia chegam ao décimo dia — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Na quarta-feira, 5 de julho, a Polícia Civil começou a procurar pela menina, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Uma força-tarefa foi montada, e as buscas já aconteceram na casa da menina, em imóveis vizinhos, em açudes e nas matas da região. Foram usados cães farejadores, drones, helicóptero, mergulhadores dos Bombeiros e até retroescavadeira para reduzir o volume de um açude.

O delegado Diógenes Fernandes, da delegacia de Solânea, que também acompanhava o caso, disse que, por causa do tempo do desaparecimento, a hipótese de homicídio passou a ser considerada. No entanto, há também a possibilidade de um sequestro. O delegado também afirmou que a polícia considera a hipótese de que a menina tenha sido vítima de um crime cometido por alguém próximo.

11768384 Caso Ana Sophia: desaparecimento de menina em Bananeiras completa dois meses com investigações em sigilo

Corpo de Bombeiros trabalha para reduzir volume de açude durante as buscas a Ana Sophia

Um vídeo que mostra uma criança entrando em uma casa, numa rua próxima de onde a menina desapareceu, também foi investigado pela polícia. Não se sabe ao certo se é Ana Sophia na imagem por causa da distância e da qualidade do vídeo. Mas a casa foi toda vistoriada há uma semana e nada foi encontrado. No local e na vizinhança moram outras crianças.

Em 28 de julho, a Polícia Civil anunciou a criação de uma força-investigativa com 11 agentes que devem atuar exclusivamente nas investigações sobre o desaparecimento de Ana Sophia. São dois novos delegados, um escrivão e oito investigadores.

A mãe da menina Ana Sophia também teve o material genético coletado pelo Instituto de Polícia Científica no dia 15 de agosto. De acordo com o delegado Diógenes Fernandes, a coleta de DNA é um procedimento padrão em casos de desaparecimentos, e tem o objetivo de auxiliar na investigação.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na quinta-feira, dia 31 de agosto, em imóveis do distrito de Roma, em relação ao desaparecimento da menina Ana Sophia. De acordo com o superintendente da 4ª região da Polícia Civil, Luciano Soares, a ação constitui mais uma fase da força-tarefa investigativa montada para solucionar o desaparecimento.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar