DestaquesParaíba

Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade

Lixao-Monteiro-4-fechamento Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidadeCom vistas a amenizar o problema causado pelo descarte e armazenamento dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Monteiro vem tomando medidas necessárias desde o início da atual gestão, e neste sentido comemora-se o encerramento das atividades do lixão da cidade.

O município de Monteiro é um dos maiores do estado e realiza o recolhimento de lixo diariamente, para a obtenção de efeitos concretos, um trabalho conjunto de Secretarias vem desenvolvendo atividades, onde algumas foram concluídas no ano de 2018, conforme termo firmado entre a prefeita Anna Lorena e o Ministério Público, como por exemplo a perfuração de valas para aterramento dos resíduos foi executado, assim como um trabalho constante de limpeza e raspagem do lixo.

A informação oficial do encerramento das atividades foi feita pelo secretário de Infraestrutura, Túlio Conrado e pelo secretário de Comunicação, Fred Menezes nesta segunda-feira, 11 durante reunião.

“O problema do lixão de Monteiro se arrastava, não sendo resolvido nas gestões passadas, e Anna Lorena realizou o desfecho atual tomando as medidas legais onde agora realizamos o transporte e descarte dos materiais em Afogados da Ingazeira no vizinho estado de Pernambuco”, informou o secretário de Infraestrutura, Túlio Conrado.

No Brasil, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabeleceu diretrizes para a gestão adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos – SRU e determinou o encerramento de lixões a céu aberto até agosto de 2014. Os municípios que não puderam executar a lei de forma imediata foram incentivados a adotar medidas como a coleta seletiva, a reciclagem e a construção de aterros sanitários para dar fim aos lixões, como foi o caso de Monteiro.

“Aqui em Monteiro recebemos diversas palestras e orientações do Ministério Público, onde chegamos a realizar ações de informação e orientação nas escolas e nas ruas. Começamos alguns trabalhos com os catadores de material reciclável e outras atividades”, pontuou o secretário de Comunicação, Fred Menezes.

Existia no local um grupo informal de catadores, que atuava fazendo a coleta seletiva dos RSU, e agora contam com o apoio da administração da prefeita Anna Lorena por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social onde foram colocados nos programas sociais pertinentes a sua realidade.

“Finalizar as atividades do lixão é uma medida decorrente de uma série de trabalhos e investimentos focados em melhorar a sustentabilidade, qualidade de vida e o desenvolvimento do município que culminaram nesta celebração histórica do fim do Lixão que foi um dos maiores problemas ambientais enfrentados em Monteiro”, festejou a prefeita Anna Lorena.

Recolhimento do lixo

A Secretaria de Infraestrutura reforça o pedido de que a população fique atenta aos horários de recolhimento do lixo e os locais de armazenamento, para que com esta ação facilite o trabalho dos profissionais que realizam a coleta, bem como à destinação de resíduos e rejeitos de construções para que a cidade seja cada dia mais limpa e acolhedora.

Lixao-Monteiro-4 Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade Lixao-Monteiro-3 Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade Lixao-Monteiro-4-fechamento Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar