Alunos da Escola Estadual Professora Maria Celeste Nascimento do município de Zabelê no Cariri Paraibano, vão representar o nordeste no projeto Cineastas 360°, desenvolvido pelo Facebook, em parceria com ONG Recode.
No próximo dia 24 de julho os alunos Mikaelle Neves Cavalcante, Nallanda Bezerra Lima, Pedro Lucio Gouveia Tavares, Tarcilla Mayara Monteiro Leite e a professora Monteirense Kelly Oliveira, vão representar o nordeste em São Paulo com o vídeo em 360° com o tema: Encontro com um Nordestino, que ficou em 1º lugar.
O Facebook, em parceria com ONG Recode, deu início no Brasil em 2018 ao Projeto Cineastas 360, em que alunos de escolas públicas de todo o país usarão a tecnologia de vídeo 360O para produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades.
Durante o projeto, estudantes do Ensino Médio aprenderam novas habilidades em tecnologia e produção de vídeo 360O, tendo a oportunidade de explorar possibilidades de carreira em campos técnicos e criativos. Todos os equipamentos permanecerão com as escolas após o término do projeto: o Facebook doará a cada um dos colégios participantes três kits com os equipamentos Gear VR, celular Samsung, câmera e tripé.
“O uso de realidade virtual tem transformado os mais diversos campos, da medicina à educação. Nosso objetivo com o Projeto Cineastas 360 é dar aos estudantes a chance de criar e desenvolver conteúdos usando essas novas tecnologias”, afirma Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook e Instagram para América Latina. “Os estudantes aprenderão uma nova forma de comunicação usando tecnologia de ponta, enquanto escolas e professores passarão a ter treinamento e capacidade técnica para usar tecnologia 360 no ensino”.
Foram selecionadas duas escolas públicas em cada uma das cinco regiões do Brasil para participar do projeto – uma por semestre -, totalizando dez escolas em 2018. A ONG Recode capacitou alunos e educadores nos colégios para desenvolver os roteiros, filmar usando tecnologia 360O e fazer edição de vídeo.
Rodrigo Baggio, presidente e fundador, destaca os 22 anos de inovação social da ONG Recode e a aposta da organização na promoção do empoderamento digital através das tecnologias exponenciais. “Essa parceria com o Facebook faz com que possamos realizar esse sonho de levar a tecnologia de realidade virtual como ferramenta de cidadania e inserção no mundo do trabalho”, afirma.
OPIPOCO