Mundo

EUA enviam porta-aviões ao Mar Egeu para caso de aumento da tensão na Europa

hypatia-h_ff323a02b0e9497aa0beda62b0bab7bd-h_1a6f234a089ede2f9a997b62c17343e1 EUA enviam porta-aviões ao Mar Egeu para caso de aumento da tensão na EuropaO porta-aviões americano USS Harry S. Truman esteve no norte do Mar Egeu esta semana, em parte para garantir que possa realizar operações de voo de lá se as tensões aumentarem na região devido à invasão à Ucrânia pela Rússia, de acordo com um funcionário dos Estados Unidos familiarizado com o país.

O funcionário não divulgou a localização exata do navio, mas observou que não é rotina operar nas águas mais ao norte do Mar Egeu.

A área é relativamente confinada para operações de transporte devido ao número de pequenas ilhas e tráfego marítimo comercial pesado.

“No caso de uma maior escalada”, a Marinha poderia ser instruída a projetar mais patrulhas aéreas de caças no Mar Negro, disse o funcionário.

“Se a Rússia procurasse administrar o estreito turco e a Turquia pedisse apoio da Otan, a aeronave transportadora poderia ser usada para patrulhas aéreas de combate sobre o Mar Negro e o Estreito de Dardanelos”, segundo o funcionário.

A Turquia administra a permissão de passagem para o trânsito de navios de guerra no Mar Negro, e há preocupação com os planos futuros da Rússia para lá.

Os caças dos Estados Unidos geralmente realizam patrulhas aéreas para dissuasão, e isso não significa necessariamente que os EUA estão entrando em conflito.

Os caças Truman estão atualmente sobrevoando a Romênia como parte da missão da Otan para demonstrar presença e determinação contra a agressão russa.

A transportadora é acompanhada pelo cruzador USS San Jacinto no norte do Egeu. Cinco outros navios de guerra dos EUA e um combatente de superfície norueguês estão mais ao sul no mar Egeu.

Esse desenvolvimento ocorre quando o Pentágono também reconhece que pode ter que reconsiderar e aumentar a presença militar dos EUA de longo prazo na Europa após a agressão da Rússia.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar