Mundo

Rússia vê debandada de milionários após sanções econômicas

DINHEIRO Rússia vê debandada de milionários após sanções econômicasMilionários estão deixando a Rússia em massa depois que o país invadiu a Ucrânia e o Ocidente impôs sanções.

Espera-se que quase três vezes mais milionários russos deixem o país este ano do que em 2019, o ano anterior à pandemia, de acordo com um relatório da Henley & Partners.

À medida que as sanções ocidentais dificultam a vida de sua elite, prevê-se que a Rússia sofra uma perda líquida de cerca de 15 mil indivíduos de alto patrimônio líquido (HNWIs) – definidos como pessoas com mais de US$ 1 milhão em ativos – em 2022, em comparação com 5.500 em 2019.

De acordo com o relatório, isso equivale a cerca de 15% da população milionária da Rússia, disse.

Andrew Amoils, chefe de pesquisa da empresa de análise New World Wealth, que contribuiu com dados para o relatório, disse que a Rússia estava “perdendo milionários”.

“Os números da migração de riqueza são um indicador muito importante da saúde de uma economia”, disse ele à CNN Business.

“Também pode ser um sinal de que coisas ruins estão por vir, pois os HNWIs geralmente são as primeiras pessoas a sair… ” ele adicionou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou o relatório em uma ligação com repórteres nesta terça-feira (14), dizendo que o governo russo não “percebeu uma tendência” de milionários saindo do país.

As taxas de migração entre os ricos e poderosos da Rússia caíram acentuadamente em 2020 e 2021, quando o Covid-19 encerrou as viagens internacionais e fechou as fronteiras.

Mas a tendência de pessoas ricas deixarem o país vista na década que antecedeu a pandemia foi retomada e agora está se acelerando após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro.

A economia da Rússia deve encolher cerca de 8,5% este ano, segundo o Fundo Monetário Internacional.

O Ocidente impôs várias sanções punitivas a Moscou, incluindo a expulsão de alguns bancos russos da Swift, a rede global de pagamentos, e o congelamento de cerca de metade das reservas internacionais do país.

Dezenas de empresas ocidentais, incluindo varejistas de luxo, pararam de fazer negócios no país.

Espera-se que o êxodo de milionários deste ano seja mais de nove vezes maior que o de 2021, mostram os dados da Henley & Partners.

“Bem antes da imposição das sanções… houve um tsunami de capitais deixando o país, em grande parte motivado pelo estilo de governo cada vez mais caprichoso do presidente Vladimir Putin e suas exigências de lealdade feitas aos russos de classe média e ricos”, disse Misha Glenny, um autor e jornalista, escreveu em uma análise para Henley & Partners.

Este ano, espera-se que a maioria dos emigrantes russos se mude para países do sul da Europa, onde muitos já têm segundas residências.

Mas os Emirados Árabes Unidos estão rapidamente se tornando cada vez mais atraentes para os ricos do país, em parte por causa de sua alíquota zero.

Prevê-se que os Emirados Árabes Unidos ultrapassem os Estados Unidos e o Reino Unido como o principal destino para milionários em movimento este ano.

A Henley & Partners prevê que o país receberá 4.000 HNWIs até o final do ano, em comparação com cerca de 1.000 a cada ano anterior à pandemia.

Amoils disse que as elites foram atraídas para os Emirados Árabes Unidos como um “centro internacional de negócios com uma economia de alta renda” que tem “a reputação de ser o oásis seguro na região do Oriente Médio e África”.

A população global de HNWIs cresceu quase 8% no ano passado, de acordo com pesquisa da Capgemini, uma consultoria de tecnologia, que usa o mesmo limite de US$ 1 milhão da Henley & Partners.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar