Cidades

Com apoio do Sebrae, Expoprata inicia atividades de sua 8ª edição no Cariri paraibano

F6182428-EC2E-4041-9549-3475812F3EE5-scaled-1 Com apoio do Sebrae, Expoprata inicia atividades de sua 8ª edição no Cariri paraibanoPrincipal atividade econômica do Cariri da Paraíba, a caprinovinocultura será a grande homenageada da semana na região, com o início de mais uma edição da Expoprata, considerada um dos maiores eventos dessa cadeia produtiva no estado. Chegando a sua oitava edição, o evento conta com o apoio do Sebrae/PB desde o seu primeiro ano de realização, como forma de incentivar os pequenos negócios agropecuários do Cariri, gerando emprego e renda para a população.

De acordo com os organizadores, o evento teve início nesta terça-feira (23), com a entrada dos animais que participarão dos torneios organizados dentro da programação geral da Expoprata. Além desses torneios, a programação do evento também contará com o 3° Leilão Genética Prata, Festival Cultural Gastronômico, Festival de Violeiros e o 4° Circuito Apacco de Caprinos.

Conforme ressalta a gerente regional do Sebrae/PB no Cariri, Madalena Arruda, a realização do evento proporciona não só visibilidade para as micro e pequenas empresas da região, como também incentiva a geração de novas oportunidades de negócios para os produtores rurais.

“A caprinovinocultura é o carro chefe das nossas atividades econômicas no Cariri, que valoriza todo o potencial da região. Considerando essa realidade, a Expoprata reúne e apresenta todo esse potencial na genética dos animais, na produção de leite, de carne e de tudo que também pode ser feito com o couro dos animais. Dessa forma, o evento é um grande acontecimento para o Cariri paraibano, além de ser um momento de retomada da nossa economia e do nosso potencial rural”, ressaltou a gerente.

Por sua vez, o prefeito de Prata, Genivaldo Tembório, destacou a importância do evento para o ambiente de negócios da cidade. “A Expoprata é onde culmina todo o nosso trabalho com a caprino. Nós só temos a agradecer aos produtores por manterem essa atividade gerando renda para muitos habitantes”, pontuou.

Crescimento do rebanho – A Paraíba apresentou no período dos últimos cinco anos um crescimento de 30,7% na criação de caprinos, conforme dados do Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba, produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios.

Conforme os dados, o número de animais no estado saltou de 566.153 cabeças em 2016 para 739.915 em 2020, o que representa um aumento de 30,7%. Nesse cenário, se destaca a região do Cariri paraibano, cujos municípios concentram a maior parte do rebanho verificado no estado, a exemplo de Monteiro, com 34 mil animais; São João do Tigre, com 27,2 mil cabeças; e Sumé, com 5,7 mil animais.

“Nós somos a região que concentra a maior quantidade de caprinos na Paraíba, além de sermos referência no Nordeste e no Brasil em bacia leiteira. Então, a Expoprata é mais uma oportunidade para mostrarmos essa realidade ao mercado consumidor e ao mercado fornecedor, apresentando o que o Cariri tem de melhor”, concluiu Madalena Arruda.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar