Paraíba

Outubro Rosa – Secretaria de Saúde inicia o mês destacando a conscientização sobre o Câncer de Mama

Outubro-Rosa-1 Outubro Rosa – Secretaria de Saúde inicia o mês destacando a conscientização sobre o Câncer de MamaChegou o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a doença e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e seu rastreamento.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo. Quando a doença é identificada no início e o tratamento acontece em tempo oportuno, as chances de cura chegam a 95%.

“Este mês de outubro é um mês importante para se falar sobre o câncer de mama, embora pareça difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença. E é nesse sentido que a Secretaria de Saúde de Monteiro realizará durante todo o mês de outubro a campanha do Outubro Rosa em todo o município”, informou a secretária Paula Oliveira.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Aqui em nosso país, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar