Política

Golpes na internet: Paraíba é pioneira no Brasil na proteção de usuários de redes sociais

IMG-20231114-WA0175 Golpes na internet: Paraíba é pioneira no Brasil na proteção de usuários de redes sociaisSancionada pelo governador João Azevedo, em outubro deste ano, a Lei Ordinária 12.862/2023, de autoria dos deputados estaduais Dr. Romualdo (MDB) e Adriano Galdino (Republicanos), é o primeiro dispositivo legal no Brasil que estabelece relação de consumo entre usuários de redes sociais virtuais e as empresas de tecnologia que administram plataformas como o facebook, instagram e Tiktok, por exemplo.

Na prática, a lei facilita a responsabilização das empresas em casos de golpes contra usuários, possibilitando a aplicação dos princípios e regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas disputas judiciais, garantindo proteção mais ampla para o cidadão.

No último dia 06 de novembro, a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve uma decisão da 9ª Vara Cível de João Pessoa que condenou A META, empresa proprietária do WhatsApp, a indenizar um usuário que teve o aplicativo de mensagens clonado por estelionatários. O valor da indenização, por danos morais, foi de R$ 5 mil. O caso foi julgado na Apelação Cível 0801265-55.2022.815.2001 e teve a relatoria da desembargadora Fátima Maranhão.

Ao entrar em vigor, desde o dia 02, a nova legislação deve facilitar o recebimento de indenizações pelos paraibanos que tiveram suas redes clonadas ou caíram no popular “golpe do pix”. O mecanismo desencadeia a responsabilização das grandes empresas de redes, assim como já acontece com os bancos, em relação aos golpes sofridos pelos usuários.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar