Paraíba

Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do Samu na PB

bebe-engasgo-galante-2 Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do Samu na PBUma criança de um ano se engasgou com uma peça de um ventilador e foi salva por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quinta-feira (25), no distrito de Galante, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

De acordo com a coordenação do Samu em Campina Grande, a criança foi levada pela mãe para a Unidade Mista de Galante reclamando de tosse, secreção e desconforto respiratório. A equipe do pronto atendimento acionou uma equipe do Samu e foi identificado que a criança havia, acidentalmente, engolido a peça de um ventilador.

A equipe do Samu realizou manobras iniciais e não tiveram sucesso na retirada do corpo. Paralelamente, uma equipe de suporte avançado com o médico Leonardo Honório saiu da base do São José e foi ao encontro da ambulância. Em dez minutos, as duas ambulâncias se encontraram na BR-230 e o médico conseguiu fazer o salvamento em plena rodovia federal.

“A criança apresentava choro e agitação, além de evidente desconforto para respirar. Apesar disso, o choro caracteriza um bom sinal (o de que não houve obstrução total das vias aéreas)”, explicou o médico socorrista.

 

A equipe do Samu conseguiu fazer a retirada da peça do ventilador utilizando uma pinça anatômica, objetivo utilizado, também, para esse tipo de atendimento.

bebe-engasgo-galante Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do Samu na PB

Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do Samu, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Após a retirada do objeto, a equipe e a criança retornaram para a Unidade Mista de Galante, pois a vítima não apresentava nenhuma lesão em vias aéreas e a ausculta respiratória estava normal após retirada do corpo estranho, e não foi necessária a realização de avaliação mais minuciosa ou exame de imagem.

A mãe da vítima tem quatro filhos e, após retornar para a Unidade Mista de Galante, a criança retornou para casa.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar